A trajetória de Edgar Schütz, desde os anos 70, incluiu o estudo e o trabalho profissional com foco em temas como a reeducação de hábitos, o comportamento do ser humano e seus reflexos, período em que realizou centenas de cursos e palestras de Relações Humanas e Liderança, e lançou seu primeiro livro nestes campos.

No final da década e no começo dos anos 80, iniciou seus estudos e pesquisas na área da Hipnose, e foi docente da Escola Superior de Psicanálise de São Paulo. Entre 1981 e 1984, seu trabalho ganhou proeminência nacional e foi manchete em revistas, jornais e programas de televisão como o Fantástico, da Rede Globo, com temas relacionados aos fenômenos psíquicos, hipnose e auto-sugestão, época em que lançou o seu segundo livro Parapsicologia e Representações Mentais.

No final da década de 80, buscando identificar e utilizar as mais avançadas ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar seu trabalho no campo da Hipnose Instrumental, estagiou na empresa Cosmocraft, na Alemanha, fabricante do aparelho Hipnotron, que o inspiraria a gestar o futuro projeto PSICOTRON®, alguns anos mais tarde.

Em 1998 Edgar Schütz e os Psicólogos Evantro Schütz e Roselene Schütz deram início ao processo de criação, desenvolvimento e patenteamento do projeto PSICOTRON®, visando a obtenção final de uma tecnologia e um aparelho com o mesmo nome, para serem utilizados como ferramentas da Hipnose Instrumental, e cumprir funções auxiliares aos profissionais da saúde em processos terapêuticos que incluem o uso da hipnose, procedimento hoje reconhecido pelos Conselhos Federais de Medicina e Psicologia.

Com o decorrer do tempo, na medida em que o PSICOTRON® for científica e profissionalmente mais utilizado e estudado, pretende-se divulgar e publicar informações mais abrangentes em torno do assunto e dos principais resultados obtidos com esta nova tecnologia a serviço do bem-estar humano.